Fórum Pensadores Livres
Seja bem-vindo ao Fórum Pensadores Livres. O objetivo principal aqui é a produção de conteúdo de qualidade nas mais diversas áreas do saber, longe da banalidade das redes sociais. Junte-se a nós se o que deseja é aproveitar melhor do conhecimento!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Pensadores Livres
Seja bem-vindo ao Fórum Pensadores Livres. O objetivo principal aqui é a produção de conteúdo de qualidade nas mais diversas áreas do saber, longe da banalidade das redes sociais. Junte-se a nós se o que deseja é aproveitar melhor do conhecimento!
Fórum Pensadores Livres
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As Mentiras do Liberalismo

Ir para baixo

As Mentiras do Liberalismo Empty As Mentiras do Liberalismo

Mensagem por Iberianwolf Qua Ago 09, 2017 12:35 pm

1. "O liberalismo significa mais escolha e melhores preços para o consumidor"

FALSO: Segundo o próprio dogma liberal, o liberalismo só pode funcionar se existir uma concorrência suficiente pelo lado da oferta (concorrência perfeita). No entanto, o que acontece na realidade é que o capitalismo liberal tende para a concentração e formação de monopólios que eliminam toda a concorrência, reduzindo as escolhas do consumidor e fazendo subir os preços (baixando a qualidade).
Na área dos serviços públicos como por exemplo a distribuição de água, o correio, ou os comboios, a sua privatização tem-se traduzido sempre num aumento dos custos para o utilizador, na redução da qualidade do serviço, e na redução dos investimentos na manutenção das infra-estruturas.

Em relação aos sistemas de reforma privados (fundos de pensões), consistem em privar os assalariados de toda a segurança, entregando-os à incerteza da gestão dos ditos fundos por organismos financeiros. Em caso de falência destes últimos, os assalariados ficam sem reforma apesar de terem cotizado durante anos, o que já aconteceu nos EUA em 2002 com a falência da Enron.

2. "O liberalismo é o jogo do mercado livre"

FALSO: Ainda segundo o dogma liberal, para que o mercado seja livre é necessário que seja transparente e que os consumidores disponham das mesmas informações que as empresas. Na realidade, devido a práticas opacas e de iniquidade no acesso à informação, o consumidor não pode escolher com conhecimento de causa.

3. "O crescimento cria emprego"

FALSO: O crescimento cria empregos num primeiro momento, mas serve sobretudo para financiar as "reestruturações" e as deslocalizações. Ao fim e ao cabo, destrói mais postos de emprego do que aqueles que cria.

4. "Só o mercado pode determinar o preço justo das matérias-primas, divisas ou das empresas"

FALSO: Os mercados são guiados essencialmente pela especulação e pela busca do maior lucro possível a curto prazo. As flutuações e variações do mercado são por vezes irracionais, excessivas, e submetidas a manipulação. Estas oscilações excessivas no mercado (bolsa) são destrutoras, provocam ruína e quebras na economia real. Mas ao mesmo tempo, estas variações são geradoras de lucros para os especuladores.

5. "A empresa cria riqueza. É a fonte da prosperidade dos países e dos seus habitantes"

FALSO: De maneira geral as empresas não criam riqueza porque o valor criado é inferior ao custo real dos recursos utilizados ou destruídos, se tomarmos em conta o custo ambiental e humano, assim como o custo real das matérias-primas renováveis.

O "lucro" das grandes empresas é conseguido na realidade em detrimento da natureza, pilhada pela exploração, a urbanização e a contaminação, ou "vampirizado" sobre outros factores económicos:

- sobre os assalariados, que serão despedidos para diminuir custos ou "aumentar a produtividade", que verão o seu salário e protecção social reduzidos;

- sobre os consumidores que pagarão mais por uma qualidade ou quantidade menor;

- sobre os fornecedores (em particular sobre os produtores de matérias-primas minerais ou agrícolas);

- sobre outras empresas que serão forçadas à falência mediante práticas desleais de concorrência, ou que são compradas para ser posteriormente desmanteladas, vendidas às partes, e cujos assalariados serão transformados em desempregados;
- sobre as populações do Terceiro Mundo que serão espoliadas das suas terras e dos seus recursos, e que serão reduzidas à escravatura, obrigadas a trabalhar em minas ou em "sweatshops" das empresas multinacionais, ou ainda pior, obrigadas a servir de cobaias para a indústria farmacêutica, ou a vender os seus órgãos (geralmente um rim ou um olho) que serão operados a doentes ricos (o preço pago por um rim vai de 20.000 dólares na Turquia até 800 dólares na Índia).

6. "A Globalização beneficia todos"

FALSO: Entre 1992 e 2002, o rendimento por habitante caiu em 81 países. No Terceiro Mundo, o número de pessoas "extremamente pobres" aumentou em mais de 100 milhões.

A diferença entre salários aumentou de forma impressionante. Tomemos o exemplo de uma operária de uma empresa asiática sub-contratada pela Disney, que fabrica roupa com o logótipo do Mickey para consumidores ocidentais. Esta operária trabalha numa "sweatshop", 14 horas por dia, 7 dias por semana, sem nenhuma protecção social, sem direito à greve, por um salário diário de 0,28 dólares. Ao mesmo tempo, o salário horário de um Gerente da Disney (PDG) é de 2.800 dólares, ou seja, 10.000 vezes mais.

As 225 pessoas mais ricas do mundo acumulam um património global de 1.000 biliões de dólares, equivalente ao rendimento anual dos 3 mil milhões de pessoas mais pobres do planeta, ou seja 47% da população mundial. A fortuna total das 84 pessoas mais ricas supera o produto interno bruto da China com os seus 1,2 mil milhões de habitantes.

Em 2002, 20% da população mundial absorve 80% das riquezas, possui mais de 80% dos carros em circulação e consome 60% da energia, enquanto que mil milhões dos habitantes mais pobres repartem 1% dos rendimentos mundiais.
Iberianwolf
Iberianwolf

Mensagens : 18
Pontuação : 52
Reputação : 4
Data de inscrição : 05/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos